sexta-feira, 6 de agosto de 2010

YIEMONJA OGUNTÉ



É a quarta Yemanjá, Ogunté quer dizer aquela que tem  Ogum. Esposa de Ogum Alagbedé, mãe de Ogum Akorô Onigbé, após a retirada de Ogum Alagbedé para a cidade de Ifé Irê tornou-se esposa de Oxaguiã, mãe de Ogunjá e Oxóssi Inle, tem ligação com Ogum, Oxaguiã, e Oxóssi, vive perto das praias no encontro das águas com as pedras, guardiã dos arrecifes, traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum, é a guerreira do castelo de Olokun (que é a grande ancestral mãe de todas as Yemanjá), porta a espada da morte o alfanje, por isso também tem o poder de ceifar a vida, só sai á noite, sendo considerada a Yemanjá da Noite, Senhora das Sete Estrelas, é considerada violenta e severa. Senhora das águas que ninguém segura, as águas violentas, que saem arrastando tudo, guerreira como Yansã, Dona do canto mais alto e profundo, diz à lenda que Ogunté chamava Ogum Alagbedé, com um canto agudo, que podia ser ouvido de qualquer parte..
Um outro mito relata que ela vive nas matas acompanhando Ogun e Odé.
Boa leitura a todos.

4 comentários:

  1. mojuba minha senhora seu blogue esta otimo,fico muito satisfeito quando encontro uma pessou igual asenhora com grande conhecimento,e onestidade sou de ogun xoroque que o GUN ESTEJA COM A SENHORA HOJE E SEMPRE KOLOFE

    ResponderExcluir
  2. Kolofé Olorun, Kolofé!
    Adukpé por suas palavras , voce é um irmão muito bem vindo aqui.
    Que Orisa Ogun wa gbe o !
    Asé.

    ResponderExcluir
  3. Que desenho lindo de minha Mãe! Odoyá!

    ResponderExcluir
  4. Querida mãe Adeola, estou muito preocupada com meu caminho espiritual... muitas pessoas e guias me dizem muitas coisas, e não sei em que acreditar. Já me disseram num jogo que eu era filha de Yemanjá Ogunté. Por isso procurei a respeito.
    Mas recentemente, um sacerdote de Ifá jogou pra mim e disse que meu caminho é ser sacerdotisa de Ifá.
    Já me disseram que eu tenho que 'fazer o santo', mas não sei onde nem com quem. Tenho dúvidas também sobre quem é minha mãe de cabeça, e por isso tenho medo de "me fazer no santo errado".
    Perdão esse desabafo, mas quando li essa matéria sobre Yemanjá Ogunté, além de ter me identificado muito com essa energia, vi que a senhora é sacerdotisa de Ifá. Talvez possa me ajudar.
    Se puder agradecerei muito. Meu e-mail: rutrosen@hotmail.com
    Asé!

    ResponderExcluir