terça-feira, 3 de agosto de 2010



EM um itan de odu iwori meji,numa narrativa segundo a qual ,Aganju, por nao poder controlar sua encandescencia, nao podia se aproximar de seus suditos para impor-lhes ordem e diciplina e , desta forma seu reino vivia no caos.cada um fazia o que bem entendia, e a desordem levava tudo a destruiçao inevitavel.

Sabedor que existia um poderoso monarca que nao podia contolar seu reino,Sango resolveu procura-lo e colocar-se a disposiçao.depois de dias de viagem , Sango chegou ao reino de Aganju.
Quando estava bem proximo, ainda no interior da floresta, Sango ouviu vozes e tratou de se esconder entre as arvores,para observar sem ser notado.
Esgueirando-se entre as arvores Sango chegou o mais perto que pode do local onde vinha as vozes , e viu com grande espanto um homem enorme cujo corpo era revestido por lava encandescente.
Este esquisito ser deitado no colo de Osun , vociferava, bradava,esbravejava e se debatia furiosamente , enquanto Osun jogando agua em seu corpo em brasa, tentava acalma-lo carinhosamente.
"Acalme-se dizia Osun, quanto mais furioso, mais destrutivo voce fica"
"Mas como posso ficar calmo se meu reino esta um caos?"
Pelas caracteristicas Sango deduziu que o gigante seria Aganju . foi entao que pressentindo a presença de alguem estranho ,Aganju bradou irritado:"quem esta ai escondido ? mostre-se ou incendiarei tudo"
Calmamente Sango saiu de seu esconderijo e se apresentou :
"Sou eu , Sango, rei de Oyo"
-E quem deu permissao para aproximar-se de meu reino?"perguntou Aganju indgnado.
-Permissao?
‘’Zombou Sango-" e quem disse que eu preciso permissao de alguem para eu ir onde me der vontade ?"
Sou Sango rei de Oyo e vou onde quero e quando quero !
Cada vez mais furioso Aganju respondeu; -voce sabe a que perigo esta se expondo com tanta ousadia , sabe que posso transforma-lo em cinzas agora mesmo?
-Transformar a mim em cinzas?
-Mas como , se posso sempre quando quero transformar-me em fogo?
-Logo se ve o quanto voce e estupido!
E imediatamente para o espanto de Aganju, Sango se transformou numa enorme labareda .- Esta vendo? eu tambem sou fogo, mas so quando quero!
Sem nada entender Aganju limitou-se a perguntar:
- Afinal o que quer de mim, o que veio fazer em meu reino?
-Vim oferecer-lhe ajuda,somente eu posso resolver seu problema !
-Mas como resolver meu problema? perguntou Aganju irritado.
Osun que a tudo assistia ,limitava-se a jogar agua no corpo do gigante enfurecido,na tentativa de acalma-lo mas divertia-se com a ousadia de Sango ,e de alguma forma previa onde o rei de Oyo pretendia chegar.
Na verdade seu reino esta em decadencia devido a desordem que la impera , nao e verdade ?perguntou Sango.
-Nao e verdade que cada vez que se aproxima de alguem para transmitir suas ordens acaba incinerando o infeliz?
-Sim ,sim, e verdade!respondeu Aganju, agora trocando a furia pela curiosidade.
mas de que maneira pode me ajudar?
-É muito simples! disse Sango sentando-se no que sobrara de um tronco de arvore calcinado por Aganju.
-Basta fazer-mos um acordo , que diga-se de passagem , interessa mais a voce do que a mim!
desconfiado Aganju perguntou.
-Que tipo de acordo?
- Simples! como voce mesmo ve posso me transformar em fogo tambem, a diferença e que tenho total controle sobre esse fenomeno e voce nao!
- Voce que nao consegue controlar seu proprio poder como vai por seu reino em ordem?
Desta forma se me der autorizaçao poderei transmitir suas ordens a seus suditos sem causar-lhes nenhum dano!
O filho do vulcao pensou um pouco e novamente desconfiado pediu a seguinte explicaçao:
O problema e so meu e de meu povo, que interesse tem voce em ajudar?
Ai Sango explicou.
Sou rei de um reino visinho,temo que a desordem existente no seu reino alastre-se por toda visinhança e chegue a meus dominios, como uma doença contagiosa!
É por isso resolvi te oferecer ajuda, nenhum outro interesse a nao ser manter a segurança do meu proprio reino me traria diante de voce.
Osun ja entendera as intenções do rei de Oyo, limitava-se a esboçar um sorriso misterioso e mal disfarçado.
Conhecia a fama de Sango e sabia o quanto era astuto,e que por tras de tudo que falava havia uma outra intençao escondida.
-Pois bem respondeu Aganju, e de que forma pagarei seus serviços?
Quanto me custara a intermediaçao entre meu povo e eu?
-Nao te custara nada,respondeu Sango desviando os olhos do olhar abrasador de Aganju.
Apenas exijo que voce passe a usar as mesmas insignias que eu , a partir que nosso trato for formalizado, voce passara a usar os mesmos simbolos que me representam,e que a partir de entao passarao a representa-lo tambem.
O oxe, machado de duas laminas, o Xere que imita o ronco do trovao fenomeno que tambem domino, serao a partir de entao simbolos comuns entre nos dois.
Continuou Sango com sua explicaçao:desta forma seu povo vendo em minhas maos as insignias usadas por voce , reconhecerão minha autoridade e acatarao as ordens que irei transmitir.
Aganju pergunta
- Qual a sua opiniao Oxun? a Iyagba que ja o deixara sosinho e fora sentar-se ao lado de Sango, responde: Acho uma boa proposta e que voce nao deveria desperdiçar!
Enquanto expressava sua opiniao Osun acariciava maliciosamente as tranças que adornavam a cabeça do rei de Oyo.De um salto Aganju se pos em pe, no que foi imitado por Sango,aproximando-se pacificamente de seu novo aliado,abraçou-o e disse solenemente:Aceito sua ajuda, e comprometo-me a partir de hoje a usar seus simbolos de poder.
Depois de retribuir o abraço, Sango entregou-lhe o oxe e o xere, e partiu para o reino de Aganju onde atraves do pacto formalizado,passou a reinar e impor suas leis e ordem independente da vontade de Agnju, seu legitimo rei.
e por isso que Aganju usa as mesmas insignias de Sango, que usando de astucia assumiu com seu consentimento o dominio sobre seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário