sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Este Itan vem no odu Obara Bogbe e explica por que os filhos de Ode muitas vezes recebem ingratidão em troca do bem.

O caçador ia pelo caminho e viu um tigre ferido e impossibilitado por que um desmoronamento de pedras o havia atingido e ele não podia se mover. Como o caçador tem bom coração,tirou todas as pedras de cima dele e o deixou em liberdade . Então o tigre lhe disse : Tenho sede ! E o caçador o levou a uma fonte até que tomou água suficiente e em seguida disse ao caçador que tinha fome e que o iria comer. O caçador alarmado não sabia o que fazer, mas teve a idéia de propor um acordo. Os três primeiros seres que chegassem a fonte, dariam opinião e decidiriam a questão. O primeiro que chegou foi um boi e lhe contaram tudo o que havia passado e o boi respondeu: O ser humano é muito mal,eu estou o ano todo arando e quando eu estiver velho me matam para comer minha carne,por que o bem com o mal se paga. Depois veio o cão e disse: eu, ano após ano cuido com afinco do meu dono,sou um escravo de vigia e por fim só me dão os ossos para que eu coma,por que o bem com o mal se paga. O caçador já estava perdido quando aparece a lebre . Lhe disseram tudo o que acontecera e perguntaram: O que deveria ser feito ? Ela disse: Como eu posso dar minha opinião se eu não vi como aconteceu ? Para que eu decida o caso como a terceira e ultima criatura do acordo, eu teria que ver como se passou . Ao que o tigre e o caçador se prestaram a fazer e foram ao local do acidente. Quando o tigre tinha todas as pedras em cima outra vez e não podia se mover a lebre disse ao caçador : Deixe-o no estado em que esta, por que o bem se paga com o bem e nunca mais faça favores por que te pode custar a vida ! A lebre era Esu amigo do caçador que havia se transformado e ido em seu auxílio para salva-lo de uma morte certa . Este Itan vem no odu Obara Bogbe e explica por que os filhos de Ode muitas vezes recebe ingratidão em troca do bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário